Mundo

Estádio de Salvador será abastecido com energia solar

O projeto, feito com painéis solares instalados na cobertura das arquibancadas e em áreas vizinhas, vai custar R$ 5,2 milhões

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2011 às 08h16.

Salvador - Na partida entre Bahia e Ceará, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro, em 4 de dezembro, o Estádio de Pituaçu, em Salvador, vai passar a ser o primeiro da América Latina a usar exclusivamente o sol como fonte de energia elétrica.

O projeto, feito com painéis solares instalados na cobertura das arquibancadas e em áreas vizinhas, vai custar R$ 5,2 milhões, bancados pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e pelo governo estadual.

Caso haja energia solar excedente, ela vai abastecer o prédio onde funcionam as Secretarias de Administração e do Trabalho e pode até entrar na rede de distribuição da Coelba, para ser usada pela população. "A mudança se traduzirá em menos gastos para os cofres públicos", avalia o secretário de Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos.

De acordo com ele, o abastecimento do estádio por energia solar também pode ser um diferencial para Salvador na disputa pela atração de seleções para a Copa do Mundo de 2014 - Pituaçu é candidato a centro oficial de treinamento durante o evento.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaEnergiaEnergia solarEstádios

Mais de Mundo

Canadá reduz cota para veículos elétricos chineses após encontro em Pequim

China cria sistema digital para rastrear reciclagem de baterias de veículos elétricos

Trump elogia Corina e promete manter contato com opositora venezuelana

Governo dos EUA alerta companhias áreas sobre atividades militares na América Latina