Espanha ainda estuda apoio a pedido da Palestina na ONU

Rajoy não quis antecipar o voto da Espanha, mas Erdogan mostrou sua ''convicção total'' que a país apoiará os palestinos

Madri - A Espanha mantém sua tradicional postura favorável à solução do conflito palestino-israelense com dois Estados que convivam em paz, enquanto estuda se apoiará a proposta de resolução da ONU sobre o reconhecimento da Palestina como observador da organização mundial.

''Sempre manifestamos nosso compromisso com a solução de dois Estados e vamos continuar fazendo isso enquanto estiver em nossas mãos para que isto seja assim'', disse o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, durante entrevista coletiva conjunta em Madri com o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Rajoy não quis antecipar o voto da Espanha, mas Erdogan mostrou sua ''convicção total'' que a Espanha apoiará os palestinos.

Fontes do Executivo espanhol admitiram que a Espanha se inclina a apoiar a reivindicação palestina, mas Rajoy preferiu manter silêncio.

Na entrevista coletiva, o chefe do Governo espanhol explicou que ''queremos uma solução negociada justa, global e duradoura e dois Estados que convivam em paz segurança e prosperidade''.

No entanto, lembrou que a União Europeia (UE) não conseguiu alcançar um consenso sobre essa proposta de resolução para dar à Palestina o status de Estado-observador das Nações Unidas, que se submeterá à votação na próxima quinta-feira na Assembleia Geral da ONU.

''Cada país (da UE) tomará a decisão que considere oportuna e conveniente'', declarou Rajoy, que lembrou que o Parlamento Europeu instou os Estados-membros da UE apoiar a resolução. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.