Mundo

Emissões de gases do efeito estufa caem 25% em 15 anos

Emissões anuais de carbono das florestas diminuíram em mais de 25% nos últimos 15 anos, segundo agência da ONU


	Desmatamento: redução das emissões anuais deve-se em grande parte às taxas decrescentes de desmatamento
 (Arquivo/Agência Brasil)

Desmatamento: redução das emissões anuais deve-se em grande parte às taxas decrescentes de desmatamento (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2015 às 16h35.

Roma - As emissões anuais de carbono das florestas do mundo diminuíram em mais de 25 por cento nos últimos 15 anos, informou uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira.

A redução das emissões anuais, causadoras do aquecimento global, deve-se em grande parte às taxas decrescentes de desmatamento global, segundo relatou a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês).

As florestas detêm cerca de três quartos da quantidade de carbono absorvida pela atmosfera, e preservá-las é crucial para combater a mudança climática.

"O desmatamento e a degradação florestal aumentam a concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera, mas o crescimento de florestas e árvores absorve o dióxido de carbono, que são as principais emissões de gases de efeito estufa", declarou o diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, em comunicado.

As emissões geradas pelo desmatamento caíram de 3,9 para 2,9 gigatoneladas de dióxido de carbono entre 2001 e 2015, disse a FAO.

Brasil, Chile, China, Cabo Verde, Costa Rica, Filipinas, Turquia, Coreia, Uruguai e Vietnã testemunharam grandes reduções no desmatamento, afirmou Graziano. África, Ásia, América Latina e Caribe continuaram a emitir mais carbono do que absorvem, informou o estudo da FAO.

Sozinho, o Brasil representou mais de 50 por cento da redução total de emissões anuais de carbono estimada entre 2001 e 2015, segundo a entidade.

"No Brasil, a questão é o governo mudar suas políticas e leis para restringir a quantidade de terras florestais sendo liberadas para a agricultura", afirmou Kenneth MacDicken, especialista em florestas do alto escalão da FAO à Thomson Reuters Foundation.

"É um grande feito."

Acompanhe tudo sobre:Efeito estufaEmissões de CO2FlorestasONU

Mais de Mundo

Trump diz que Kamala seguirá 'Plano Maduro' se vencer eleição

Líderes da oposição rejeitam proposta de novas eleições na Venezuela

Casa Branca diz que Biden entendeu errado pergunta sobre novas eleições na Venezuela

Biden e Kamala fazem campanha juntos pela primeira vez para celebrar vitória econômica

Mais na Exame