Mundo

Emirados Árabes limitam uso do BlackBerry para indivíduo

Apenas empresas com 20 ou mais assinaturas poderão usar as contas de alta segurança do Blackberry Enterprise Server

BlackBerry Torch 9800: cidadãos não poderão usar sistema confidencial da companhia (Mario Tama/Getty Images)

BlackBerry Torch 9800: cidadãos não poderão usar sistema confidencial da companhia (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2011 às 15h48.

Dubai  - Os Emirados Árabes Unidos impedirão indivíduos e pequenas empresas de acessarem o serviço de dados mais confidencial oferecido pela BlackBerry, disse um jornal dos EAU neste sábado, mas o acesso à internet e aos e-mails não será interrompido, afirmou o governo.

Apenas empresas com 20 ou mais assinaturas poderão usar as contas de alta segurança do Blackberry Enterprise Server, que permite serviços como e-mails corporativos de alta segurança, segundo o jornal The National.

A medida foi imposta seis meses depois que os EAU resolveu uma disputa sobre o acesso aos serviços do BlackBerry, desistindo de uma ameaça para suspender os serviços da empresa.

A decisão também coincide com os esforços dos Estados árabes para conter as revoltas pró-democracia na região, amplamente organizada pelas mídias sociais e que atingiram todos os Estados do Golfo árabe menos dois, os UAE e o Catar.

Citando uma decisão da agência reguladora de telecomunicações dos EAU, o National disse que pequenas empresas ainda poderiam usar o BlackBerry Internet Service, que não depende de servidores privados, e mensagens criptografadas.

Autoridades dos EAU não quiseram comentar imediatamente, mas a agência reguladora disse em seu site que os serviços da BlackBerry que incluíam mensagens instantâneas, e-mail e buscas pela internet continuariam sem interrupção para todos os clientes.

A agência afirmou que iria esclarecer "qualquer confusão" na próxima semana, mas não deu maiores detalhes, inclusive sobre qual servidor os serviços usariam.

Acompanhe tudo sobre:BlackBerryEmirados ÁrabesEmpresasLegislação

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal