Embaixador dos EUA acredita que eleições não influirão na AL
Segundo as pesquisas - disse Solomont -, os latinos tendem a favorecer democratas sobre republicanos
Da Redação
Publicado em 5 de novembro de 2012 às 15h04.
Madri - O embaixador dos Estados Unidos em Madri, Alan D. Solomont, manifestou nesta segunda-feira sua convicção de que os resultados das eleições presidenciais de amanhã não vão influir na política de seu país em relação à América Latina.
"Há um consenso amplo entre americanos sobre política externa, e acho que o resto do mundo será pouco afetado pelo resultado. Diria que esse será o caso para a América Latina", disse o embaixador em entrevista à Agência Efe.
Segundo as pesquisas - disse Solomont -, os latinos tendem a favorecer democratas sobre republicanos. Porém, o diplomata acrescentou que o partido republicano tem muitos dirigentes hispânicos, e por isso não acha "que suas preocupações sejam necessariamente diferentes das de outros cidadãos".
"Temos uma democracia aberta que convida a participação dos cidadãos. Em nosso país, a política não é um espetáculo esportivo", declarou.
Quanto à política interna americana, esta eleição é basicamente sobre "o papel que deve ter o governo na vida do cidadão americano, e neste aspecto terá um grande impacto", disse Solomont.
Obama, sem esquecer a importância do setor privado, "acredita que existe um importante papel para o governo em garantir que a prosperidade seja compartilhada por todos", enquanto Romney dá maior ênfase à iniciativa privada.
"Eles representam duas correntes diferentes de opinião sobre o governo que existem desde a fundação de nossa república", afirmou o embaixador.