Mundo

Eleições nos EUA: Trump debocha de Haley após candidata perder para "ninguém"

Em Nevada, os candidatos republicanos deveriam escolher uma opção de disputa; a ex-governadora da Carolina do Sul escolheu a primária, e Trump optou pelo caucus

No caucus desta quinta, Trump teve mais de 95% dos votos e vem liderando com folga a corrida republicana

No caucus desta quinta, Trump teve mais de 95% dos votos e vem liderando com folga a corrida republicana

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter colaborador

Publicado em 9 de fevereiro de 2024 às 07h28.

O ex-presidente Donald Trump debochou de sua concorrente Nikki Haley nesta quinta-feira, 9, após vencer o caucus republicano de Nevada. O republicano parabenizou "nenhuma das opções acima", que ganhou de Haley nas primárias republicanas do estado na terça-feira. Haley, ex-embaixadora dos EUA na ONU escolhida pelo próprio Trump, teve 30% dos votos contra 63% dos votos para "nenhum dos candidatos".

Durante o discurso de vitória, Trump debochou do resultado das primárias de terça-feira. “Estamos liderando todo mundo”, disse. “Existe alguma maneira de convocarmos as eleições para a próxima terça-feira? Isso é tudo o que eu quero."

Vale explicar que em Nevada os candidatos republicanos - Trump e Haley -- deveriam escolher uma opção de disputa. A ex-governadora da Carolina do Sul escolheu a primária. Já Trump optou pelo caucus. Assim, os dois não dividiram a mesma cédula.

No caucus desta quinta, Trump teve mais de 95% dos votos. Ele concorria apenas com o republicano nanico Ryan Binkley. Com isso, o ex-presidente deve levar todos os 26 delegados do estado.

Com o resultado constrangedor de Haley, que tenta se viabilizar como alternativa viável ao ex-presidente, sua candidatura perde ainda mais força dentro do partido republicano.

Mas vale ressaltar que Haley não fez campanha em Nevada, pois preferiu investir suas energias no próximo palco da disputa republicana: a Carolina do Sul, seu estado natal. Especialistas apontam que, a depender de seu desempenho lá, pode ser o fim de sua jornada rumo às eleições de novembro.

Acompanhe tudo sobre:Eleições EUA 2024

Mais de Mundo

Chanceler diz que mandado de prisão de Netanyahu é “ataque” e ministro chama ação de "antissemita"

Acordo UE-Mercosul: Alemanha faz novos gestos para defender acordo, e França tenta barrar

Rússia afirma que base antimísseis dos EUA na Polônia já é um de seus alvos

Bilionário indiano é acusado de esquema de suborno envolvendo mais de R$ 1 bi nos EUA