Mundo

Eleições na Venezuela: campanha de Maduro diz estar certa da vitória em eleições

A maioria das pesquisas aponta uma vantagem de González, embora sua permanência na disputa esteja ameaçada por uma ação na Suprema Corte contra o partido que o apoia

Eleições na Venezuela: equipe de Maduro confiante em vitória enquanto oposição enfrenta desafios legais (Carolina Cabral/Getty Images)

Eleições na Venezuela: equipe de Maduro confiante em vitória enquanto oposição enfrenta desafios legais (Carolina Cabral/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 1 de julho de 2024 às 19h38.

Tudo sobreVenezuela
Saiba mais

"Vamos vencer (...) Não tenha a menor dúvida disso", declarou Jorge Rodríguez, chefe da equipe de campanha do presidente venezuelano Nicolás Maduro, que busca um terceiro mandato de seis anos. A declaração foi feita em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, 1º.

A campanha eleitoral começa formalmente amanhã, embora tanto o líder socialista quanto seu principal adversário, Edmundo González, representante da líder inabilitada María Corina Machado, já tenham iniciado atividades de campanha há meses.

A maioria das pesquisas aponta uma vantagem de González, embora sua permanência na disputa esteja ameaçada por uma ação na Suprema Corte contra o partido que o apoia.

"Tomara que o comportamento dos candidatos da oposição desta vez seja sereno, sério, respeitável e reconheça os resultados, como fizemos nas duas ocasiões em que não fomos favorecidos pelo voto do povo venezuelano", disse Rodríguez.

Mobilizações e eventos

Rodríguez anunciou mobilizações simultâneas em 70 cidades no próximo dia 4, em homenagem ao 70º aniversário de Hugo Chávez, que coincide com a data das eleições.

"Vamos tomar Caracas por completo", acrescentou Rodríguez, referindo-se às manifestações que vão partir de vários cantos da capital até o palácio presidencial de Miraflores.

Campanha da oposição

González e María Corina anunciaram a "caravana com a Venezuela", que começa na próxima quinta-feira, também em Caracas, e vai percorrer outras cidades.

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaNicolás Maduro

Mais de Mundo

Incêndio em Los Angeles deixam 11 mortos e 13 desaparecidos

Ucrânia anuncia estar interrogando dois soldados norte-coreanos detidos

Colisão de bondes deixa pelo menos 20 feridos no nordeste da França; vídeo

Após posse de Maduro, governo Lula 'deplora' prisão e perseguição de opositores na Venezuela