A reunião ocorre na Rua 25 de Mayo, 200, no centro de Buenos Aires. (Luciano Pádua/Exame)
Repórter
Publicado em 18 de novembro de 2023 às 14h39.
Última atualização em 18 de novembro de 2023 às 14h54.
Uma reinião de emergência foi convocada no final da manhã deste sábado, 18, pela Câmara Nacional Eleitoral em Buenos Aires, na Argentina. Segundo informações do jornal Clarín, o objetivo foi reduzir a tensão antes do segundo turno entre os apoiadores de Javier Milei e Sergio Massa após denúncias de fraude feitas pela La Libertad Avanza.
Juan Manuel Olmos, representante da Unión por la Patria, e Karina Milei, representante da La Libertad Avanza, se reuniram com os juízes Alberto Ricardo Dalla Via, Santiago Hernán Corcuera e Daniel Bejas para "preservar a convivência democrática".
Durante a semana, Karina Milei, junto com o advogado Santiago Viola, apresentou uma denúncia afirmando que a Gendarmería Nacional alterou o conteúdo de urnas e atas eleitorais durante o primeiro turno para beneficiar Sergio Massa. Eles disseram ainda que essa manobra fazia parte de uma "fraude colossal" contra a La Libertad Avanza. Ao ser convocada pela Justiça, a irmã de Milei relativizou a denúncia, ainda de acordo com informações do Clarín. "Não se tratou de uma denúncia, mas de uma apresentação feita com o objetivo de garantir a segurança no transporte das urnas", disse Karina.
Apesar da minimização da acusação de fraude, o ministro da Segurança, Aníbal Fernández, anunciou que apresentará uma denúncia penal contra a La Libertad Avanza por ter acusado a Gendarmería de alterar.