Mundo

Eleição no Peru; Encontro da Opep…

Na semana: – A empresa de tecnologia Samsung vai lançar um serviço de pagamento móvel na Europa, para competir com Apple e Google. A Espanha será o primeiro país a receber o Samsung Pay. A fabricante lançou o produto no ano passado na Coreia e nos Estados Unidos. No mês passado, foi a vez de […]

keikonovo

keikonovo

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2016 às 06h25.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h43.

Na semana:

– A empresa de tecnologia Samsung vai lançar um serviço de pagamento móvel na Europa, para competir com Apple e Google. A Espanha será o primeiro país a receber o Samsung Pay. A fabricante lançou o produto no ano passado na Coreia e nos Estados Unidos. No mês passado, foi a vez de China e Canadá receberem o serviço. Quase 1 bilhão de dólares em transações já foram realizados com o aplicativo.

Terça-feira 31

– Começa, em Nova York, a conferência global para investidores e prestadores de serviços financeiros organizada anualmente pelo Deutsche Bank. Entre os palestrantes estão o presidente do banco Goldman Sachs, Gary Cohn, e do JPMorgan Chase, Daniel Pinto. O evento vai até quarta-feira.

– A montadora Tesla realiza encontro anual, na Califórnia, para eleger membros do conselho e adotar novos critérios de votação de medidas. O evento vai ser transmitido em tempo real. No começo do mês, o presidente da empresa Elon Musk revelou que tem a intenção de produzir 500.000 carros elétricos por ano, a partir de 2018.

Quarta-feira 1

– A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulga relatório com considerações sobre a economia global, em Paris.

– Começa a Conferência Global de Tecnologia 2016, em São Francisco, organizada pelo banco americano Merryl Lynch. As empresas Cisco, líder em tecnologia de informação, e HP, de produtos de computação, estão entre as participantes. O evento vai até quinta-feira.

– Também em São Francisco acontece a sétima edição de um evento de energia limpa, o CEM7. Estarão presentes os ministros de energia de 20 países. O evento dá continuidade às discussões climáticas iniciadas em Paris, em dezembro.

Quinta-feira 2

– A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que responde por 40% da produção mundial, se reúne em Viena, na Áustria. Espera-se por um mercado de petróleo mais estável desde a última vez que a organização se reuniu. O preço do barril cresceu 30% este ano. A distribuição de óleo diminuiu depois que um incêndio afetou a maior região produtora no Canadá e que a Nigéria e a Líbia diminuíram suas produções, o que ocasionou aumento no preço do barril.

– O congresso alemão, Bundestag, vota uma resolução, apoiada pela chanceler Angela Merkel, que classifica a campanha de guerra do Império Otomano contra os Armênios durante os anos 1915 e 1916 como um genocídio. Pelo menos 600.000 armênios foram massacrados no episódio. A votação pode abalar relações diplomáticas com a Turquia.

Sexta-feira 3

– O presidente do Banco Central norte americano, o Fed, em Chicago, Charles Evans, discute políticas monetárias internacionais do Fed e do Banco Central Europeu em um evento do Centro de Interdependência Global, em Londres. O assunto mexe com os ânimos em relação ao aumento da taxa básica de juros nos Estados Unidos, que será decidida pelo Fed em junho.

– Ministros de Relações Exteriores de 20 países, incluindo o secretário de Estado norte americano, John Kerry, se reúnem em Paris para uma conferência que discute o processo de paz entre Israel e a Palestina.

Sábado 4

– Acontece em Hong Kong o maior evento a relembrar o massacre da praça Tiananmen, que aconteceu em 1989. O evento acontece em meio ao aumento de tensões com a China, que vem aumentando sua influência política e econômica sobre Hong Kong. O massacre foi realizado pelo Exército Vermelho, que matou milhares de manifestantes desarmados.

– O primeiro ministro indiano, Narendra Modi, inicia uma viagem de relacionamento por cinco países. Ele visita Afeganistão, Qatar, Suíça, Estados Unidos e México antes de retornar a Nova Déli, no dia 10. O principal objetivo é tentar traçar acordos bilaterais para a Índia, com foco na economia. O ponto alto da agenda deve ser a viagem ao Qatar, onde discute o setor de hidrocarbonetos na indústria.

Domingo 5

– Eleitores peruanos vão às urnas para escolher o próximo presidente do país. Disputam o segundo turno a administradora Keiko Fujimori, favorita nas pesquisas, e o economista Pedro Pablo Kuczynski (PPK). Keiko é filha do ex-presidente Alberto Fujimori, condenado a 25 anos de prisão por crimes de corrupção e contra a humanidade, e é investigada por crime de lavagem de dinheiro. Keiko foi derrotada na última campanha e sua vitória pode confirmar uma inusitada regra no Peru — quem fica em segundo lugar numa eleição acaba escolhido na próxima.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país