Mundo

Egito encontra antigo navio militar e covas gregas em cidade submersa

A cidade submersa encontrada, que controlava a entrada ao Egito na foz de um braço ocidental do Nilo, dominou a região por séculos antes da fundação de Alexandria por Alexandre, o Grande, em 331 antes de Cristo

Restos de navio militar antigo descberto no litoral de Alexandria, no Egito. (Divulgação/Reuters)

Restos de navio militar antigo descberto no litoral de Alexandria, no Egito. (Divulgação/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 19 de julho de 2021 às 14h34.

Última atualização em 19 de julho de 2021 às 14h34.

Mergulhadores encontraram raros destroços de um navio militar na antiga cidade submersa de Thônis-Heracleion --outrora o maior porto do Egito no Mediterrâneo-- e um complexo funerário que ilustra a presença de mercadores gregos, afirmou o país nesta segunda-feira.

A cidade, que controlava a entrada ao Egito na foz de um braço ocidental do Nilo, dominou a região por séculos antes da fundação de Alexandria por Alexandre, o Grande, em 331 antes de Cristo.

Destruída e afundada junto com uma vasta área do delta do Nilo por vários terremotos e maremotos, Thônis-Heracleion foi redescoberta em 2001 na baía de Abu Qir, perto de Alexandria, agora a segunda maior cidade do Egito.

O navio militar, descoberto por uma missão egípcia e francesa liderada pelo Instituto Europeu de Arqueologia Submersa (IEASM), afundou quando o famoso templo de Amun, ao qual estava atracado, desabou no segundo século antes de Cristo.

Um estudo preliminar mostra que o casco do navio de fundo chato de 25 metros, com remos e uma grande vela, foi construído mediante a tradição clássica e também tinha características da construções do Antigo Egito, afirmou o ministério de Turismo e Antiguidades do Egito.

Em outra parte da cidade, a missão revelou os destroços de uma grande área funerária grega, que data dos primeiros anos do quarto século antes de Cristo, disse.

Acompanhe tudo sobre:EgitoGréciaHistória

Mais de Mundo

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei