Mundo

Eduardo Bolsonaro se encontra com Netanyahu em Israel

Deputado está morando nos EUA e faz campanha internacional pelo fim dos processos contra seu pai

O deputado federal Eduardo Bolsonaro com o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu (Reprodução/X)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro com o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu (Reprodução/X)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 4 de dezembro de 2025 às 16h56.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se encontrou nesta quinta-feira, 4, com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, em Israel.

Eduardo postou foto com o premiê em sua conta pessoal no X, com a mensagem "Quem abençoar Israel será abençoado e quem amaldiçoar será amaldiçoado".

O deputado também se encontrou com Amir Ohana, presidente do Congresso de Israel, o Knesset. Ele não divulgou quais foram os temas tratados nas conversas.

Até a publicação desta reportagem, Netanyahu não havia feito nenhuma postagem sobre o encontro.

Campanha nos EUA

Nos últimos meses, Eduardo se mudou para os EUA e fez campanha junto ao governo de Donald Trump para que os americanos pressionassem o governo brasileiro a cancelar os processos contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe de Estado.

Em julho, Trump aplicou tarifas de 50% ao Brasil e disse que as cobranças se deviam aos processos contra Bolsonaro. Seu governo também aplicou sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e outras autoridades.

No entanto, a partir de setembro, Trump se aproximou do presidente Lula, retirou as taxas sobre boa parte dos produtos brasileiros e não falou mais sobre Bolsonaro. O ex-presidente foi condenado em setembro e começou a cumprir pena no final de novembro. Ele foi sentenciado a 27 anos e 4 meses de prisão.

Ao mesmo tempo, Netanyahu enfrenta uma crise interna. Nesta semana, ele pediu um indulto ao presidente de Israel, o que encerraria os três processos de corrupção contra ele que estão em andamento.

Acompanhe tudo sobre:Eduardo BolsonaroIsraelBenjamin Netanyahu

Mais de Mundo

Mão de vaca? Descubra por que os americanos estão menos altruístas

Quais foram as cidades mais visitadas do ano em 2025?

Aliado de Trump vence eleição em Honduras e promete romper com China

Alerta máximo: Califórnia tem risco de fortes tempestades no Natal