Mundo

Ebola mata 1 e contamina outros 3 no Congo

Os casos ocorreram em Isiro, movimentada cidade comercial perto da fronteira com Uganda, e envolvem uma cepa diferente da que matou 16 pessoas por lá no mês passado

Enfermeira (E) e médico cuidam de paciente diagnosticado com o vírus Ebola (AFP/Arquivo/Christopher Black)

Enfermeira (E) e médico cuidam de paciente diagnosticado com o vírus Ebola (AFP/Arquivo/Christopher Black)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2014 às 13h49.

KIinshasa - Um surto de ebola matou uma pessoa e pode ter contaminado outras três na última semana no nordeste da República Democrática do Congo, disse a entidade Médicos Sem Fronteiras na sexta-feira.

Os casos ocorreram em Isiro, movimentada cidade comercial perto da fronteira com Uganda, e envolvem uma cepa diferente da que matou 16 pessoas por lá no mês passado, segundo o MSF.

O ebola é transmitido de macacos e aves para humanos, e causa uma hemorragia interna que mata até 90 por cento das vítimas.

Anja de Weggheleire, coordenadora médica do MSF na região, disse que amostras sanguíneas de uma vítima confirmaram o ebola em Isiro, e que há outros três casos suspeitos sendo tratados em um hospital local mantido pela entidade.

"Não podemos falar de uma ligação direta entre as duas epidemias, acho que infelizmente é só pura coincidência", disse De Weggheleire.

O MSF alertou que, devido à precariedade do sistema de saúde congolês, será difícil impedir que a doença se alastre para fora da cidade.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDoençasEbolaEpidemias

Mais de Mundo

Governo da França considera muito provável que alguns casos de mpox apareçam no país

Universidades de Bangladesh reabrem pela primeira vez após protestos estudantis

Netanyahu afirma que "não está cedendo" ao Hamas em negociação sobre cessar-fogo

Trump espalha desinformação sobre Kamala Harris usando tema de mudança climática

Mais na Exame