Mundo

Dívida: Trichet defende supervisão de países indisciplinados

Presidente do BCE acredita que medidas de controle mais rígidas deveriam ser adotadas contra quem não resolver sua dívida

Trichet vai deixar a presidência do BCE em breve (Eric Piermont/AFP)

Trichet vai deixar a presidência do BCE em breve (Eric Piermont/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2011 às 16h46.

Priorizar nos meus resultados Google

Berlim - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, que está em vias de deixar o cargo após oito anos à frente da instituição, se mostrou favorável nesta segunda-feira em Berlim ao endurecimento do controle de membros da Eurozona mais indisciplinados em relação às suas dívidas.

"A atual medida de ajudar os Estados que não possuem acesso aos mercados é justificável", afirmou Trichet em um discurso na Universidad Humboldt de Berlim.

Segundo Trichet, no entanto, os Estados têm o direito de tratar de resolver eles mesmos a situação". "Esta ideia supõe uma modificação inevitável dos tratados" da União, disse.

O chefe do BCE disse ainda que não espera uma alta importante da inflação na zona do euro, apesar de uma pequena elevação em setembro, que deixou o índice de preços a 3%.

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião EuropeiaBCEEndividamento de países

Mais de Mundo

Sucessão na ONU: candidatos vão a nova sondagem, mas jogo do veto começa em outubro

EUA cancelam vistos de autoridades e juízes da Bolívia, Colômbia, Equador e Peru

Como estão as negociações entre EUA e Irã após Trump rejeitar proposta de Teerã?

China poderia comprar armas dos EUA? Trump fez pergunta a Xi