Mundo

Dívida com cartão de crédito nos EUA é a maior desde 2008

Total de créditos ao consumidor no país subiu 2,5% em maio, na comparação com o mês anterior

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2011 às 18h46.

Washington - O crédito ao consumidor aumentou nos Estados Unidos em maio pelo oitavo mês consecutivo, impulsionado pelo aumento do endividamento com cartões de crédito, a um nível não registrado desde 2008, segundo dados publicados nesta sexta-feira pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

O total dos créditos ao consumo no país cresceu 2,5% em relação ao mês anterior, em dados corrigidos por variações sazonais, alcançando 2,432 bilhões de dólares em dados anualizados, indicou o banco central.

Em valor, a alta do crédito anunciado pelo Fed supera em 50% a previsão média dos analistas. Em abril, o crédito ao consumo tinha aumentado 2,8%, segundo a nova estimativa (revisada para baixo em 0,3 ponto) do Fed.

Segundo o banco central, os créditos renováveis (principalmente com cartões de crédito) subiram 5,1% em maio, depois de quatro meses de baixa. Trata-se do segundo mês em alta depois do pânico financeiro de setembro de 2008.

O aumento dos créditos não renováveis (empréstimos para a compra de um automóvel e financiamentos a estudantes, principalmente) desacelerou-se a 1,3% em maio.

O crédito ao consumo recuperou-se em outubro depois de cair quase continuamente durante dois anos. As famílias americanas pagam a crédito cerca de um quarto de seus gastos.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)ConsumoCartões de créditosetor-de-cartoesEmpréstimos

Mais de Mundo

Tempestade de neve severa faz estados decretarem estado de emergência nos EUA

Irã promete se defender, mas espera solução diplomática com EUA

Chefe do cartel mais procurado do México foi morto em operação, diz governo

Trump quer saber por que Irã não se rendeu, diz enviado dos EUA