Diretor da CIA, John Brennan, faz visita secreta a Israel

Porta-vozes do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e do ministério da Defesa israelense se negaram a confirmar a informação

O diretor da CIA, John Brennan, fez uma visita secreta a Israel, centrada na questão do programa nuclear iraniano, informou nesta terça-feira o jornal liberal israelense Haaretz.

Porta-vozes do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e do ministério da Defesa israelense se negaram a confirmar a informação.

Dois dirigentes israelenses citados pelo Haaretz afirmaram, por sua parte, que as conversações com John Brennan giraram em torno das negociações sobre o programa nuclear iraniano e o envolvimento de Teerã em "atividades subversivas no Oriente Médio".

Brennan teria se reunido, segundo a publicação, com Tamir Pardo, diretor do Mosad, o serviço secreto de inteligência israelense, que é subordinado diretamente ao primeiro-ministro, e também se encontrou com o general Herzl Halevi, chefe dos serviços de inteligência militar, e com o conselheiro de segurança nacional, Yossi Cohen, além do próprio Netanyahu.

Israel é o crítico mais ferrenho do acordo preliminar assinado por Teerã e as grandes potências ocidentais em abril.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.