Mundo

Rodada Doha enfrenta barreira intransponíveis a um acordo, diz OMC

A Organização Mundial do Comércio admite que a Rodada Doha de negociações de comércio mundial está fracassando. As barreiras a um acordo são consideradas intransponíveis

A tentativa de chegar a um acordo internacional de livre comércio fracassou, reconhece a OMC (Joern Pollex/Getty Images)

A tentativa de chegar a um acordo internacional de livre comércio fracassou, reconhece a OMC (Joern Pollex/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de abril de 2011 às 13h00.

Genebra - As diferenças que impedem os países de chegarem a um acordo mundial de livre comércio continuam "intransponíveis atualmente", afirmou o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Pascal Lamy, nesta quinta-feira.

Em comunicado, Lamy disse que a Rodada Doha de negociações de comércio mundial corre "sério risco de fracasso" e disse que os membros deveriam usar as próximas semanas para "construir pontes" e reduzir as diferenças.

"Minha franca avaliação é de que nas condições normais de temperatura e pressão um acordo seria alcançável", disse ele, mas acrescentou que as diferenças sobre tarifas industriais em particular estavam "colocando em sérias dúvidas a conclusão da rodada este ano".

Acompanhe tudo sobre:ComércioComércio exteriorDiplomaciaOMC – Organização Mundial do Comércio

Mais de Mundo

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto