Mundo

Dezenas teriam morrido nas obras do Mundial do Catar

Ao menos 44 nepaleses, que trabalhavam em condições de semi-escravidão, teriam morrido nas obras do Mundial do Catar-2022, informou o jornal The Guardian

Trabalhadores em Doha, no Catar: se o ritmo atual for mantido, ao menos 4.000 operários imigrantes poderão morrer antes da realização do torneio, diz organização (Goh Chai Hin/AFP)

Trabalhadores em Doha, no Catar: se o ritmo atual for mantido, ao menos 4.000 operários imigrantes poderão morrer antes da realização do torneio, diz organização (Goh Chai Hin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2013 às 14h21.

Londres - Ao menos 44 nepaleses, que trabalhavam em condições de semi-escravidão, teriam morrido entre 4 de junho e 8 de agosto nas obras do Mundial do Catar-2022, informou o jornal britânico The Guardian nesta quinta-feira.

Citando documentos da embaixada do Nepal no Catar, o jornal diz que mais da metade das vítimas morreu por crise cardíaca ou acidentes de trabalho.

A Confederação Internacional de Sindicatos (ITUC) afirmou ao Guardian que, se o ritmo atual for mantido, ao menos 4.000 operários imigrantes poderão morrer antes da realização do torneio.

O The Guardian declarou ter encontrado provas e testemunhos de que as condições de trabalho visando ao Mundial de futebol se assemelham à escravidão e que, apesar de ainda faltar 9 anos para o evento, a construção dos estádios ainda não foi iniciada.

Alguns trabalhadores nepaleses se queixaram de que não recebem salário e têm seus passaporte retidos para assegurar que não fujam. Trinta deles buscaram refúgio na embaixada de seu país.

O comitê organizador do Mundial disse ao Guardian que está profundamente preocupado com essas acusações.

A Fifa anunciou que entrará em contato com as autoridades do emirado e discutirá as denúncias, segundo um post no Twitter.

A decisão da Fifa de dar a organização do Mundial do Catar foi muito polêmica e provavelmente o torneio terá de ser disputado no inverno (boreal) devido ao forte calor nesse país.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCatarCopa do MundoEsportesFifaFutebolMortesNepal

Mais de Mundo

Putin pede desculpas por queda de avião da Azerbaijan Airlines

Crise política afeta economia da Coreia do Sul

Geórgia se prepara para a posse de um presidente com posições ultraconservadoras e antiocidentais

Ataques israelenses matam ao menos 48 pessoas na Faixa de Gaza nas últimas 24h