Mundo

Detentos de Guantánamo denunciam falta de água

Os prisioneiros denunciaram nesta quarta-feira falta de acesso a água potável em meio a uma greve de fome que persiste e aparentemente aumenta


	Prisão de Guantánamo: um porta-voz da prisão norte-americana negou a acusação
 (John Moore/Getty Images)

Prisão de Guantánamo: um porta-voz da prisão norte-americana negou a acusação (John Moore/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2013 às 14h37.

Os prisioneiros mantidos pelos Estados Unidos na carceragem de sua base naval na Baía de Guantánamo, Cuba, denunciaram nesta quarta-feira falta de acesso a água potável em meio a uma greve de fome que persiste e aparentemente aumenta.

De acordo com uma moção de emergência apresentada perante um tribunal federal em Washington, um prisioneiro iemenita diz que os guardas da prisão recusaram-se a fornecer água engarrafada a participantes da greve de fome e disseram aos detentos que bebessem de torneiras existentes nas celas.

Ainda segundo a moção, a temperatura mantida na prisão é "extremamente fria".

Um porta-voz da prisão norte-americana negou a acusação. Segundo o capitão Robert Durand, os prisioneiros estão recebendo água engarrafada, mas afirmou que a água da torneira em Guantánamo é potável.

De acordo com o exército norte-americano, 31 prisioneiros estavam em greve de fome hoje. Na segunda-feira eram 28. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaEstados Unidos (EUA)PrisõesCuba

Mais de Mundo

EUA e Irã: fim do prazo de negociação eleva ameaça no Estreito de Ormuz; entenda

Trump ordena redução 'substancial' de exercícios militares com a Coreia do Sul

A obra que um grupo de pedreiros jamais vai esquecer: uma parede de R$ 54 milhões

Governo Trump discutiu novas sanções contra Alexandre de Moraes, diz FT