Mundo

Destroços de avião que sumiu na Indonésia são encontrados

Moradores de uma aldeia viram o avião voando baixo antes de colidir com uma montanha


	Ignasius Jona, ministro dos transportes: disse que não tinha nenhum detalhe sobre os relatos dos aldeões
 (Sigid Kurniawan/Reuters)

Ignasius Jona, ministro dos transportes: disse que não tinha nenhum detalhe sobre os relatos dos aldeões (Sigid Kurniawan/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2015 às 15h34.

Indonésia - Destroços do avião da companhia aérea Trigana Air Service que transportava 54 passageiros na Indonésia e que havia perdido o contato com o controle de tráfego aéreo neste domingo foi encontrado, informou o ministro da Aviação do país.

Moradores da aldeia de Okbape no distrito de Bintang de Papua, na Indonésia, disseram à polícia local que eles viram um avião voando baixo antes de colidir com uma montanha, de acordo com autoridade.

Cerca de 150 socorristas foram destinados ao local, que é conhecido por sua floresta densa e por íngremes penhascos. Okbape fica cerca de 24 quilômetros a oeste de Oksibil.

O avião partiu do aeroporto Sentani, em Jayapura, capital da província de Papua, com destino a cidade de Oksibil. A duração prevista do voo era de 45 minutos, mas a aeronave teria desaparecido 30 minutos depois de decolar, disse o porta-voz do Ministério de Transportes do país, Júlio Barata.

Em entrevista coletiva na noite de domingo (no horário local), o ministro dos Transportes, Ignasius Jonan, disse que não tinha nenhum detalhe sobre os relatos dos aldeões e que só poderia dar mais informações depois que as equipes chegassem ao local.

"Estamos agora trabalhando em estreita colaboração com a Agência Nacional de Busca e Salvamento para encontrar o avião", disse o ministro dos Transportes.

Dudi Sudibyo, especialista em aviação, disse que a região de Papua é particularmente perigosa para voar por causa de seu terreno montanhoso e da rápida mudança climática.

De acordo com a Agência Nacional de Busca e Salvamento da Indonésia, o tempo na região estava ruim, com chuvas, ventos fortes e nevoeiro. Grande parte da Papua é coberta por florestas e montanhas.

A aeronave, um ATR 42, pertence à companhia aérea Trigana Air Service e levava 44 passageiros adultos, cinco tripulantes e cinco crianças. 

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoÁsiaIndonésia

Mais de Mundo

Seul afirma que Pyongyang colocou dezenas de milhares de minas na fronteira entre as Coreias

Mais forte que heroína, México diz que trabalha 'duro' para impedir que fentanil chegue aos EUA

Houthis ameaçam EUA com armas nunca antes utilizadas

Cuba reconhece que deve dolarizar parcialmente sua economia para recuperar moeda nacional

Mais na Exame