Mundo

Desmatamento na Amazônia atingiu 63 km² em fevereiro

Levantamento feito por uma ONG aponta queda de 28% do desmatamento no período

Desmatamento na Amazônia: segundo a ONG, aumentou a área degradada na região (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

Desmatamento na Amazônia: segundo a ONG, aumentou a área degradada na região (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2011 às 16h33.

Brasília - A Amazônia perdeu 63 quilômetros quadrados (km²) de floresta em fevereiro, de acordo com os números do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), divulgados hoje (23) pela organização não governamental Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Na comparação com fevereiro de 2010, quando os satélites registraram 87 km², houve redução de 28% no ritmo da devastação.

No entanto, por causa da cobertura de nuvens, os dados podem estar subestimados. Em fevereiro, foi possível observar apenas 12% da Amazônia Legal. Em estados como Pará, Amazonas e Mato Grosso, as nuvens cobriram 90% do território.

Rondônia foi o estado que mais desmatou a Amazônia em fevereiro, com 36 km² de floresta a menos (56% do total derrubado no período). No Pará, os satélites registraram 19 km² de novos desmates, em Mato Grosso, 7km² e em Roraima, 2km².

Além do corte raso (desmatamento total), o levantamento do Imazon também mede a degradação florestal, que considera florestas intensamente exploradas por atividade madeireira ou atingidas por queimadas. Em fevereiro, a degradação avançou 113 km², área 14% maior que a registrada no mesmo mês de 2010, de 99 km². O estado com maior área degradada no período foi Rondônia, com quase 74% do total registrado.

O Imazon estima que o desmatamento em fevereiro provocou a emissão de 4,7 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) equivalente – medida que considera todos os gases de efeito estufa.

O monitoramento oficial do desmatamento da Amazônia é feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No período crítico de chuvas na região, que vai de dezembro a março, o instituto não divulga relatórios mensais.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaDesmatamentoONGs

Mais de Mundo

França registra alto comparecimento em eleições antecipadas

Democratas apoiam Biden após mau desempenho em debate

Governo talibã afegão participa em negociações organizadas pela ONU no Catar

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

Mais na Exame