Designers projetam janela-jardim para apartamentos

Solução busca levar um pouco de verde e ar fresco para a vida entre quatro paredes

São Paulo – Quem mora em apartamento pode, muitas vezes, sentir falta do contato da natureza, já que nem sempre é fácil montar um jardim ou manter vasos de plantas em um espaço tão limitado. Pensando nisso, um grupo de designers chegou a uma solução curiosa: eles criaram uma janela capaz de abrigar um jardim inteiro, do teto ao chão.

O projeto, chamado de “Plant Window” funciona como uma cortina que filtra a luz e ainda garante um toque verde ao ambiente. A ideia segundo seus criadores, os designers Jianxing Cai, Chao Chen, Qi Wang, & Jiang Wu, é mudar a visão rotineira que os moradores costumam ter da rua (ou do prédio vizinho), dando lugar a uma paisagem natural.

A janela, que funciona como uma estufa, também ajuda a manter o clima e a temperatura dos cômodos sempre agradáveis. E, claro, a escolha das espécies de plantas e flores fica ao cargo do freguês.

É cada vez mais comum o surgimento de soluções que buscam levar um pouco de verde e ar fresco para a vida na cidade. Outro exemplo que chama atenção vem da dupla de designers alemãs Charlotte Dieckmann e Nils Ferber, que idealizaram o Parasite Farm, um sistema de agricultura para ambientes internos.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.