Mundo

DaimlerChrysler busca conter perdas da Mercedes

Montadora alemã prepara plano para ajudar a companhia americana

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A montadora alemã DaimlerChrysler, dona da marca Mercedes-Benz, prepara um plano para conter as perdas da companhia americana, de acordo com The Wall Street Journal. As medidas são estudadas pelo presidente-executivo da Daimler, Dieter Zetsche, e podem ser anunciadas em 14 de fevereiro. Entre as iniciativas, estariam o desenvolvimento de chassis comuns para os veículos de ambas as montadoras - algo considerado um tabu no grupo.

Os especialistas, no entanto, estão céticos quanto aos resultados. "Não há sinergias visíveis. Você tem duas companhias diferentes, com produtos, preços e clientes distintos", afirma Jürgen Meyer, gestor de fundos da sueca SEB Asset Management.

Os planos podem alcançar uma planta ociosa de caminhões na cidade americana de Newark, além do fechamento de milhares de postos de trabalho. Em outubro, a Chrysler, outra marca da montadora alemã, divulgou perdas operacionais de 1,16 bilhão de euros - cerca de 1,5 bilhão de dólares. Parte do prejuízo deveu-se à mudança de hábitos dos consumidores que, diante do elevado preço da gasolina, estão buscando carros menores e mais econômicos. Os utilitários, vans e picapes representam mais de 70% das vendas da Chrysler.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

El Salvador apreende mais de uma tonelada de cocaína e armas de guerra em alto mar

OMS pede aumento da produção de vacinas contra mpox

OEA aprova por consenso resolução que pede que Maduro divulgue as atas eleitorais na Venezuela

Luis Abinader assume segundo mandato como presidente da República Dominicana

Mais na Exame