Mundo

Curdos avançam sobre jihadistas e controlam 70% de Kobani

Forças curdas avançaram nas últimas horas frente aos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) e já controlam 70% da cidade de Kobani, na fronteira com a Turquia


	Militantes do Estado Islâmico: Unidades de Proteção do Povo Curdo recuperaram amplas zonas do bairro de Sufian, no distrito de Butan
 (Reuters)

Militantes do Estado Islâmico: Unidades de Proteção do Povo Curdo recuperaram amplas zonas do bairro de Sufian, no distrito de Butan (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2014 às 10h43.

Beirute - As forças curdas avançaram nas últimas horas frente aos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) e já controlam 70% da cidade de Kobani, na fronteira com a Turquia, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG detalhou que as Unidades de Proteção do Povo Curdo recuperaram amplas zonas do bairro de Sufian, no distrito de Butan, após combates contra os radicais.

O presidente da Administração Autônoma curda de Kobani, Anwar Muslem, confirmou à Agência Efe por telefone que a maior parte da cidade está sob o domínio das forças curdas, mas não detalhou a porcentagem porque 'esta é uma batalha que se conquista rua a rua e há contínuos avanços e retrocessos'.

O representante curdo sírio afirmou que as Unidades de Proteção conseguiram progredir tanto pelo leste como pelo sul, onde os aviões da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, bombardearam posições dos extremistas nesta quarta-feira.

Muslem ressaltou que atualmente os combatentes jihadistas se encontram no bairro de Kane Kordan, no leste, e no de Meqtel, no sudeste, além de algumas áreas da periferia de Kobani.

Localizada na província síria de Aleppo, a cidade é palco de uma ofensiva do Estado Islâmico desde 16 de setembro. Kobani é um dos três principais enclaves curdos da Síria junto a Afrin, também em Aleppo, e Al Jazeera, na província nordeste de Al Hasaka.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoSíria

Mais de Mundo

Donald Trump anuncia que será entrevistado por Elon Musk

Yahya Sinwar, arquiteto do ataque do Hamas em outubro, é anunciado como novo líder do grupo

Obama, Biden e Hillary elogiam escolha de Tim Walz como vice de Kamala

Militares venezuelanos chamam apelos da oposição para apoiá-los de 'desesperados e sediciosos'

Mais na Exame