Mundo

Cuba substitui ministro da Economia

Marino Murillo Jorge estava no cargo desde 2009. Em seu lugar assumirá o engenheiro Adel Yzquierdo Rodriguez

A capital de Cuba, Havana: No ano passado, o governo cubano autorizou uma série de profissionais a ter seu próprio negócio, como cabeleireiros (Wikimedia Commons)

A capital de Cuba, Havana: No ano passado, o governo cubano autorizou uma série de profissionais a ter seu próprio negócio, como cabeleireiros (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2011 às 20h27.

Brasília – O governo cubano anunciou hoje (26) a saída do ministro de Economia e Planejamento, Marino Murillo Jorge, que estava no cargo desde 2009. Em seu lugar assumirá o engenheiro Adel Yzquierdo Rodriguez. Murillo passará a ser o responsável pela coordenação da execução de medidas econômicas que estimulam a iniciativa autônoma dos profissionais. As informações são do jornal oficial cubano, Granma.

Rodriguez ocupou cargos de chefia em várias estatais e também no Departamento de Planejamento e Economia. Em comunicado, o governo informou que Murillo, mesmo fora do ministério, será responsável pelas agências da área de Economia e Planejamento.

Pelo comunicado, o governo informou também que Murillo, como coordenador do Comitê de Política Econômica do 6º Congresso do Partido que vai supervisionar a aplicação das medidas adotadas para atualizar o modelo da economia cubana.

No ano passado, o governo cubano autorizou uma série de profissionais a ter seu próprio negócio, como cabeleireiros. A estimativa é que 5 milhões de trabalhadores consigam aderir às novas medidas. Até meados de 2010, apenas 148 mil têm licença para ter o próprio negócio.

As mudanças na economia foram estimuladas pelas dificuldades causadas por 49 anos de embargo econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos. Em todas instâncias internacionais, os representantes do governo cubano se queixam das consequências de quase meio século de restrições.
 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaProtecionismo

Mais de Mundo

Rússia diz que Biden deu a Zelensky “permissão suicida” para usar armas de longo alcance

França elogia decisão dos EUA de permitir uso de mísseis pela Ucrânia

Presidente do Paraguai está “estável”, diz primeiro boletim médico de hospital no RJ

Presidente paraguaio passa mal no G20 e é hospitalizado no Rio de Janeiro