Mundo

Cuba pode ter limite de 10 anos de mandato

Presidente de Cuba, Raúl Castro, defendeu a medida como forma de diminuir a média de idade dos dirigentes políticos cubanos

Média de idade elevada entre os dirigentes políticos em Cuba é um dos fatos que preocupam o presidente Raúl Castro, de 80 anos (Omara Garcia/AFP)

Média de idade elevada entre os dirigentes políticos em Cuba é um dos fatos que preocupam o presidente Raúl Castro, de 80 anos (Omara Garcia/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2012 às 07h37.

Brasília - Às vésperas da chegada da presidenta Dilma Rousseff, o presidente de Cuba, Raúl Castro, defendeu ontem (29) a manutenção do partido único no país como alternativa de evitar a ingerência dos Estados Unidos e aliados na região. Também apoiou o limite de 10 anos para os mandatos dos dirigentes políticos cubanos.

A média de idade elevada entre os dirigentes políticos em Cuba é um dos fatos que preocupam Raúl Castro. Dos 15 membros do comitê político, eleito em abril de 2011, apenas três têm menos de 65 anos. O Partido Comunista de Cuba tem mais de 800 mil integrantes. É a única força política do país com pouco mais de 11 milhões de habitantes.

A reação de Raúl Castro ocorreu durante a primeira Conferência Nacional do Partido Comunista do ano, em Havana. O presidente cubano acrescentou ainda que o esforço do governo é para combater a corrupção que ele definiu como um "dos principais inimigos da revolução cubana".

"Hoje a corrupção causa mais estragos do que o programa multimilionário de subversão e ingerência dos Estados Unidos e aliados", disse Raúl Castro.

O presidente cubano defendeu a manutenção do partido único argumentando que a legalização de outras legendas pode gerar o que classificou de "partidos do imperialismo". “Isso sacrificaria a arma estratégia da unidade dos cubanos", disse Raúl Castro.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaComunismoCubaPolítica

Mais de Mundo

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil

Xi Jinping defende ações da china para desenvolvimento sustentável no G20