Mundo

Cuba confirma que reabrirá sua embaixada em Washington

No início do mês, os governos dos Estados Unidos e Cuba anunciaram formalmente sua decisão de restabelecer relações diplomáticas


	O presidente cubano Raúl Castro (E) e o presidente americano Barack Obama
 (Mandel Ngan/AFP)

O presidente cubano Raúl Castro (E) e o presidente americano Barack Obama (Mandel Ngan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2015 às 21h06.

Cuba confirmou neste sábado que no dia 20 de julho ficarão oficialmente restabelecidas as relações diplomáticas com os Estados Unidos e que nesse mesmo dia será realizada a cerimônia de abertura de sua embaixada em Washington.

"Em 20 de julho, coincidindo com o dia do restabelecimento das relações, vai ser realizada a cerimônia de abertura de nossa embaixada em Washington", informou a diretora para os Estados Unidos da chancelaria cubana, Josefina Vidal, citada pelo site governista Cubabate.

Em 1o. de julho, os governos dos Estados Unidos e Cuba anunciaram formalmente sua decisão de restabelecer relações diplomáticas plenas e proceder com a reabertura de suas embaixadas, deixando para trás mais de meio século de ruptura, tensões e desconfiança mútua.

O anúncio coroou seis meses de intensas negociações entre os dois países, desde o histórico anúncio de 17 de dezembro sobre o início de uma reaproximação que naquele momento era encarada quase como impossível.

O governo cubano informou que o chanceler Bruno Rodríguez estará em Washington em 20 de julho para presidir a cerimônia de reabertura da embaixada, no mesmo casarão de 1916, construído especialmente para ser a representação diplomática do país.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país