Mundo

Cruz Vermelha ajuda sírios a achar água com celulares

Com cortes de água frequentes, moradores de cidade síria agora têm um mapa interativo em celulares para encontrar água


	Destruição em Aleppo, na Síria: mapa on-line foi criado pela Cruz Vermelha e é acessível nos aparelhos com tecnologia 3G
 (Reuters / Abdalrhman Ismail)

Destruição em Aleppo, na Síria: mapa on-line foi criado pela Cruz Vermelha e é acessível nos aparelhos com tecnologia 3G (Reuters / Abdalrhman Ismail)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2015 às 16h32.

Londres - Com cortes de água frequentes, moradores da devastada cidade síria de Aleppo agora têm uma nova maneira de encontrar a água que precisam para suas necessidades diárias: um mapa interativo em telefones celulares.

O mapa on-line, criado pela Cruz Vermelha e acessível nos aparelhos com tecnologia 3G, ajuda a localizar a mais próxima das mais de 80 fontes de água espalhadas pela dividida metrópole de 2 milhões de habitantes e os guia através de GPS.

"O mapa é muito simples e funciona em todos os telefones, e agora todos têm acesso a um celular com 3G", disse o porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC, na sigla em inglês), Pawel Krzysiek, à Thomson Reuters Foundation em entrevista por telefone de Damasco nesta quarta-feira.

"O importante é que não é só um mapa – que muitas pessoas podem não saber ler – é o GPS que está fazendo a diferença, porque as pessoas podem ser guiadas para a fonte de água mais próxima delas", explicou.

Aleppo era a cidade mais populosa da Síria e um grande centro comercial e industrial antes do início da guerra civil em 2011, mas muitas áreas foram reduzidas a escombros e a cidade ficou dividida entre forças do governo e diversos grupos insurgentes.

A falta de água é uma ocorrência cotidiana, chegando a cerca de duas semanas por mês, e a infraestrutura está à beira do colapso, disse Krzysiek.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaCelularesIndústria eletroeletrônicaSíria

Mais de Mundo

Após fala de Maduro, Lula envia Celso Amorim para acompanhar eleição na Venezuela

Trump se torna o candidato mais velho à Presidência dos EUA, e questões sobre sua saúde se acumulam

Lula se diz assustado com fala de Maduro sobre 'banho de sangue' na Venezuela

Quem será o vice de Kamala Harris? Veja as apostas

Mais na Exame