Mundo

CPI: inflação anual nos EUA sobe 0,4% em agosto

O aumento segue a alta de 0,2% registrada em julho, refletindo uma aceleração no ritmo de inflação. Ao longo dos últimos 12 meses, o índice de todos os itens subiu 2,9%, sem ajuste sazonal

Publicado em 11 de setembro de 2025 às 09h38.

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,4% em agosto, na comparação anual, segundo dados do Departamento de Estatísticas do Trabalho (BLS, na sigla em inglês) divulgados nesta quinta-feira, 11. O resultado veio um pouco acima da expectativa do mercado que, segundo a Bloomberg, projetava avanço de 0,3% no dado.

O aumento segue a alta de 0,2% registrada em julho, refletindo uma aceleração no ritmo de inflação. Ao longo dos últimos 12 meses, o índice de todos os itens subiu 2,9%, sem ajuste sazonal.

O maior responsável pelo aumento mensal foi o índice de habitação, que avançou 0,4% em agosto.

A alta nos preços dos imóveis foi o principal motor da inflação do mês. Os preços dos alimentos também seguiram em alta, com o índice geral de alimentos subindo 0,5%. Dentro desse grupo, os preços de alimentos consumidos em casa aumentaram 0,6%, enquanto os de alimentos fora de casa avançaram 0,3%.

O índice de energia também registrou aumento de 0,7% em agosto, impulsionado por uma alta de 1,9% no preço da gasolina. Esse aumento nos custos energéticos é um reflexo de pressões globais sobre os mercados de petróleo e gás.

Por outro lado, o índice de todos os itens, excluindo alimentos e energia, subiu 0,3% em agosto, repetindo o aumento do mês anterior. Vários setores apresentaram aumentos, incluindo passagens aéreas, carros usados, roupas e veículos novos. Mas aconteceram algumas quedas nos preços de categorias como cuidados médicos, recreação e comunicação.

Ao analisar a inflação no período de 12 meses, o índice geral de todos os itens registrou uma alta de 2,9% até agosto, ligeiramente superior ao aumento de 2,7% observado até julho.

Excluindo os itens voláteis como alimentos e energia, o índice subiu 3,1% no mesmo período. O preço da energia teve um aumento modesto de 0,2% nos últimos 12 meses, enquanto os alimentos ficaram 3,2% mais caros ao longo do ano.

Acompanhe tudo sobre:EconomiaInflaçãoEstados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Mundo

Trump afirma que teve bom diálogo com presidente interina da Venezuela

Trump diz que mortes no Irã estão diminuindo, mas não descarta possível ação militar

Trump impõe tarifa de 25% sobre a importação de chips de computação avançados

Alemanha, Suécia e Noruega enviam militares à Groenlândia em meio à pressão dos EUA pela anexação