Vista geral de Valparaíso, no Chile: "a ideia é se superar a cada ano apesar de se tratar da mesma quantidade de material" (Wikimedia Commons / Gmagno)
Da Redação
Publicado em 31 de dezembro de 2012 às 13h17.
Valparaíso - A região de Valparaíso se prepara para presenciar na noite desta segunda-feira um dos três maiores espetáculos pirotécnicos do planeta para a chegada de 2013 e, com isso, as praias já reúnem uma multidão de chilenos e turistas.
Trata-se de um grande evento de fogos de artifício que se estenderá por 21 quilômetros pela costa das cidades de Valparaíso, Viña del Mar e Concón e que, segundo as autoridades locais, será presenciado por cerca de dois milhões de pessoas a partir 1h (horário de Brasília), quando começará o ano de 2013 no Chile.
No total, serão 31 toneladas de fogos, 28 mil bombas e 9 pontos de lançamento que darão lugar ao maior espetáculo da América do Sul, de acordo com Francisco Patxi Igual, engenheiro da empresa catalã "Pirotecnia Igual", encarregada de montar os fogos de artifício há 27 anos em Valparaíso.
Com relação ao espetáculo, Igual disse à Agência Efe que "a ideia é se superar a cada ano apesar de se tratar da mesma quantidade de material. O que tem que ser feito é uma mudança na coreografia, uma mistura de cores, de figuras e na direção das bombas".
"O espetáculo que temos é pensado e preparado durante todo o ano e tem o objetivo de mostrar distintas coisas porque é feito sobre o mar. Haverá surpresas porque há coisas que não foram mostradas antes, será um "show" que pretende iluminar toda a baía", disse o catalão.
Igual também acrescentou que já está trabalhando no desenho do espetáculo que dará as boas-vindas ao ano de 2014, para o qual planeja lançamentos adicionais com o objetivo de conseguir entrar para o "Guinness" como o maior espetáculo de fogos de artifício do mundo.
Em Santiago, o governo autorizou para esta noite um total de dez grandes festas e 14 espetáculos pirotécnicos, a maior organizado pela prefeitura.
Um dos eventos mais chamativos, o espetáculo da Torre Entel, a 100 metros do Palacio de la Moneda, sede do Executivo, contará com uma tonelada a mais de fogos de artifício do que no ano anterior, chegando a 16,5 toneladas.
O gerente corporativo da empresa, Rodrigo Solar, disse que esta edição do espetáculo - a de número 21 -, terá um duração de 20 minutos e os fogos de artifício explodirão a cerca de 400 metros de altura "com uma série de novidades".