Mundo

Corte da Romênia adia decisão sobre impeachment

Havia a expectativa de que a Corte invalidasse o referendo depois da divulgação de dados que mostraram que o comparecimento não alcançou o mínimo exigido dos eleitores

Traian Basescu: a briga entre Ponta e Basescu adiou as decisões políticas na Romênia, o segundo país mais pobre da UE, (Daniel Mihailescu/AFP)

Traian Basescu: a briga entre Ponta e Basescu adiou as decisões políticas na Romênia, o segundo país mais pobre da UE, (Daniel Mihailescu/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2012 às 16h30.

Bucareste - O Tribunal Constitucional da Romênia adiou até setembro a decisão sobre a validade de um referendo sobre o impeachment do presidente Traian Basescu, disse o tribunal nesta quinta-feira, em uma reviravolta inesperada que pode aprofundar a crise política no país.

Havia a expectativa de que a Corte invalidasse o referendo, realizado no domingo, depois da divulgação de dados oficiais que mostraram que o comparecimento não alcançou o mínimo exigido de 50% dos eleitores.

Os resultados finai mostraram que 88 por cento dos que votaram queriam que Basescu, impopular por causa de medidas de austeridade e suspeitas de favorecimento amigos, fosse removido do cargo.

A União Europeia criticou as táticas do primeiro-ministro Victor Ponta, de esquerda, por ele tentar garantir que Basescu, que é de centro-direita, seja tirado do cargo, e exigiu que o governo respeite as decisões do Tribunal Constitucional.

A briga entre Ponta e Basescu adiou as decisões políticas na Romênia, o segundo país mais pobre da UE, e levantou dúvidas sobre o acordo de ajuda ao país, liderado pelo Fundo Monetário Internacional, o que derrubou a moeda, o leu, para nível recorde de baixa.

"Se você está me perguntando, o referendo deveria ter sido anulado", disse a juíza do Tribunal Constitucional Aspazia Cojocaru a repórteres fora do tribunal. "Tudo foi baseado em dados falsos." Os membros da União Social Liberal (USL), de Ponta, sugeriram que o verdadeiro número de eleitores é menor, com base em novos dados preliminares e, portanto, a participação superava o limite.

Acompanhe tudo sobre:ImpeachmentCrise políticaRomênia

Mais de Mundo

Trump afirma que teve bom diálogo com presidente interina da Venezuela

Trump diz que mortes no Irã estão diminuindo, mas não descarta possível ação militar

Trump impõe tarifa de 25% sobre a importação de chips de computação avançados

Alemanha, Suécia e Noruega enviam militares à Groenlândia em meio à pressão dos EUA pela anexação