Mundo

Corrente de comércio da China atinge US$ 1,1 trilhão em 2004

Soma de importações e exportações chinesas ano passado é sete vezes maior do que o indicador brasileiro. Superávit comercial do Brasil em 2004, no entanto, é maior que o da China

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O Brasil teve resultados excepcionais no comércio exterior em 2004, mas o desempenho chinês mostra que ainda há muito a ser feito. A soma de exportações e importações da China foi de 1,1 trilhão de dólares em 2004, 29% mais do que em 2003.

O valor é sete vezes maior que a corrente de comércio exterior brasileira, de 159,2 bilhões de dólares. Só nas trocas com os Estados Unidos, a China negociou 167 bilhões de dólares em exportações e importações.

Segundo o americano The Wall Street Journal desta quarta-feira (5/1), a China respondeu por 12% do crescimento do comércio internacional do mundo ano passado. As autoridades chinesas ainda não discriminaram o total anual de exportações e de importações, e portanto é impossível saber qual foi o saldo comercial do país em 2004. Nos primeiros onze meses do ano passado, a China teve um superávit de 20,84 bilhões de dólares.

Em 2003, o superávit comercial chinês foi de 25,5 bilhões de dólares, pouco superior ao brasileiro, de 24,8 bilhões. Para 2004, ainda que em dezembro o superávit comercial da China tenha sido 6 vezes maior do que a média mensal o que é improvável , o saldo acumulado não vai superar o resultado do Brasil, de 33,7 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame