Coreia do Sul vai explorar reserva que pode ter 14 bilhões de barris de petróleo
Descoberta pode ajudar país, um dos maiores importadores de energia do mundo
Redação Exame
Publicado em 3 de junho de 2024 às 09h56.
O presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol autorizou nesta segunda-feira, 3, o início da perfuração de uma possível reserva de petróleo e gás encontrada na costa leste do país. A Coreia do Sul é um dos países mais dependentes de importação de energia no mundo.
A possibilidade da área conter até 14 bilhões de barris de petróleo e gás é "muito alta", disse Yoon em uma entrevista coletiva.
De acordo com o Valor Econômico, o projeto de perfuração está estimado em mais de 500 bilhões de wons (US$ 363 milhões) e começará mais perto do fim do ano.
Pesquisas anteriores
O presidente da Coreia do Sul disse que o país conduziu uma série de explorações de petróleo e gás desde 1996 e perfurou uma reserva de gás equivalente a cerca de 4,5 milhões de barris.
O desenvolvimento comercial dessa reserva foi concluído em 2021, falou Yoon Suk-yeol. As perspectivas das possíveis novas reservas são animadores. Se as previsões se concretizarem, elas podem abastecer o país de gás por 29 anos. No caso do petróleo, equivalente a quatro anos de consumo.
A Coreia do Sul é a quarta maior compradora mundial de petróleo bruto e gás, de acordo com a Korea National Oil Corporation (KNOC), e a nona maior consumidora de energia do mundo.
O cenário animou os investidores locais. As ações da SK Innovation subiram mais de 10%, a Korea Gas Corporation disparou 30%, a SK Gas subiu mais de 17% e a Daesung Energy subiu mais de 27%.