Mundo

Coreia do Norte rejeita "diálogo humilhante" com EUA

O país declarou que só negociará se Washington abandonar sua "política hostil" e as ameaças nucleares


	John Kerry: o comunicado é uma resposta ao pedido de diálogo feito na segunda-feira pelo secretário de Estado americano
 (Paul J. Richards/AFP)

John Kerry: o comunicado é uma resposta ao pedido de diálogo feito na segunda-feira pelo secretário de Estado americano (Paul J. Richards/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2013 às 11h18.

Seul - A Coreia do Norte rejeitou nesta terça-feira um "diálogo humilhante" com os Estados Unidos, e declarou que só negociará se Washington abandonar sua "política hostil" e as ameaças nucleares.

"Não nos opomos ao diálogo, mas não podemos nos sentar frente a frente na humilhante mesa de negociações com um interlocutor que agita uma ameaça nuclear", indicou um porta-voz do ministério das Relações Exteriores em um comunicado enviado à agência de notícias oficial.

"Enquanto os Estados Unidos prosseguirem com sua política hostil e sua chantagem nuclear, só poderá existir um diálogo sincero quando a Coreia do Norte tiver totalmente preparada sua dissuasão nuclear para impedir uma guerra nuclear", completou o porta-voz.

O comunicado é uma resposta ao pedido de diálogo feito na segunda-feira pelo secretário de Estado americano, John Kerry, para reduzir a tensão na Península Coreana das últimas semanas.

"Estados Unidos seguem aberto a negociações honestas e confiáveis sobre a desnuclearização, mas bola está no campo de Pyongyang", disse Kerry na segunda-feira em Tóquio.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia