Mundo

Coreia do Norte prepara disparo de míssil ou foguete, diz rádio americana

Imagens divulgadas pela NPR foram tiradas antes da cúpula entre Donald Trump e Kim Jong-un

Donald Trump disse que ficará "muito decepcionado" com Kim Jong-Un se informações sobre estações de lançamento se confirmarem (Leah Millis/Reuters)

Donald Trump disse que ficará "muito decepcionado" com Kim Jong-Un se informações sobre estações de lançamento se confirmarem (Leah Millis/Reuters)

A

AFP

Publicado em 9 de março de 2019 às 11h27.

A Coreia do Norte pode estar preparando o disparo de um míssil, ou foguete - afirmou a rádio pública americana NPR, apoiando-se em imagens de satélite de um complexo situado perto de Pyongyang.

A NPR obteve o material da empresa DigitalGlobe. Nas imagens, aparece o complexo de Sanumdong. Elas foram tiradas antes da cúpula entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Hanói, no final de fevereiro.

Em uma imagem de 22 de fevereiro, veem-se veículos e caminhões no local, assim como vagões e gruas, acrescentou a NPR.

"Comparando tudo, parece muito com o que os norte-coreanos fazem quando constroem um foguete", disse à NPR Jeffrey Lewis, especialista do Instituto de Estudos Internacionais de Middlebury, em Monterrey.

Em julho de 2018, o jornal "The Washington Post" afirmava que as agências americanas de Inteligência haviam detectado, com imagens de satélite, a construção de "um, talvez dois", novos mísseis nesse complexo de pesquisa de Sanumdong.

Na quinta-feira, com base em novas imagens, especialistas americanos informaram que o sítio de Sohae (ou Tongchang-ri), que inclui uma plataforma de lançamento e uma instalação para testes de motores de foguetes, foi rapidamente reconstruído e que, agora, "havia voltado a seu estado operacional normal".

Seu desmantelamento foi uma das poucas promessas concretas feitas aos Estados Unidos por Kim nos últimos meses.

Na quarta-feira, quando especialistas dos think tanks Center for Strategic and International Studies e 38 North relataram que a reconstrução havia recomeçado, o presidente Donald Trump declarou que ficará "muito, muito decepcionado" com Kim Jong-un, se essas informações se confirmarem.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteKim Jong-un

Mais de Mundo

Trump retoma campanha contra um Biden enfraquecido

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Mais na Exame