Coreia do Norte: EUA pede proibição de 10 navios em portos
O Comitê da ONU para as sanções impostas a Pyongyang deu um prazo ao Conselho de Segurança até quinta-feira para formular eventuais objeções
AFP
Publicado em 19 de dezembro de 2017 às 22h07.
Os Estados Unidos pediram às Nações Unidas que proíba outros dez navios suspeitos de transportar mercadorias norte-coreanas afetadas por sanções internacionais de atracarem em qualquer porto do mundo, segundo uma demanda obtida nesta terça-feira pela AFP.
Trata-se dos navios petroleiros Lighthouse Winmore, com bandeira de Hong Kong, e Billions No. 18 (de Palau), dos cargueiros Xin Sheng Hai (Belize), Kai Xiang (Hong Kong), Ul Ji Bong 6, Rung Ra 2, Sam Jong 2 e Rye Song Gang 1 (Coreia do Norte), e dos barcos Yu Yuan (China) e Glory Hope 1 (também identificado como Orient Shenyu, com bandeira do Panamá).
O Comitê de Acompanhamento da ONU para as sanções impostas a Pyongyang deu como prazo aos integrantes do Conselho de Segurança até as 20H00 GMT de quinta-feira para formular eventuais objeções ao pedido americano. Se elas não forem apresentadas, esses navios não poderão atracar em nenhum porto do planeta.