Mundo

Conselho de Segurança ameaça Coreia do Norte

Os 15 membros do Conselho "estão unidos, muito firmes e decididos. Espera-se que tomem medidas firmes e fortes", declarou Kim Sook, embaixador da Coreia do Sul na ONU.


	O líder norte-coreano, Kim Jong-Un: Conselho de Segurança ampliou em janeiro as sanções contra a Coreia do Norte depois de um teste de míssil
 (AFP)

O líder norte-coreano, Kim Jong-Un: Conselho de Segurança ampliou em janeiro as sanções contra a Coreia do Norte depois de um teste de míssil (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2013 às 20h48.

Nova York - O Conselho de Segurança das Nações Unidas "agirá com dureza e firmeza" frente a um teste nuclear da Coreia do Norte, disse nesta segunda-feira o presidente interino do órgão, Kim Sook, embaixador da Coreia do Sul na ONU.

Sook afirmou que o teste parece "iminente" e que o Conselho de Segurança, formado por 15 membros, está "unido" em sua determinação de agir contra o que seria "uma perigosa tentativa de minar a autoridade e a credibilidade do Conselho de Segurança".

Os 15 membros do Conselho "estão unidos, muito firmes e decididos. Espera-se que tomem medidas firmes e fortes", declarou Kim aos jornalistas na sede da ONU, no momento em que seu país assumiu a presidência do Conselho no mês de fevereiro.

"Não podemos ficar de braços cruzados e sem fazer nada diante de uma iniciativa devastadora e provocadora da Coreia do Norte", acrescentou o diplomata.

Pyongyang avisou que fará um teste e analistas preveem que ocorrerá antes do Ano Novo Chinês, no dia 10 de fevereiro, ou que coincidirá com o aniversário de Kim Jong-Il, falecido pai do atual líder norte-coreano, Kim Jong-Un, dia 16 de fevereiro.

O Conselho de Segurança ampliou em janeiro as sanções contra a Coreia do Norte depois de um teste de míssil, proibido por resoluções da ONU.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaConselho de Segurança da ONUCoreia do NorteONU

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique