Confiança dos consumidores dos EUA cai em setembro
Índice tem resultado abaixo do esperado e fica no pior nível em um ano
Da Redação
Publicado em 17 de setembro de 2010 às 15h15.
Nova York - A confiança dos consumidores dos Estados Unidos na economia do país registrou queda em setembro, até seu nível mais baixo desde agosto de 2009, segundo dados divulgados hoje pela Universidade de Michigan.
O índice de confiança elaborado por essa entidade se situou em setembro em 66,6 pontos, frente aos 68,9 pontos de agosto e abaixo dos cerca de 70 pontos que esperavam os analistas.
Este indicador é importante porque está muito ligado à intenção de despesa dos consumidores, que é o principal motor da economia americana.
O subíndice que mede a confiança atual dos consumidores - a que os encorajaria a realizar grandes compras imediatamente - avançou de 78,3 pontos em agosto para 78,4 em setembro.
No entanto, o indicador que estuda a confiança futura - a que os levaria a fazer grandes compras no prazo de seis meses - caiu de 62,9 para 59,1 pontos, o nível mais baixo desde março de 2009.
O retrocesso da confiança dá a entender que os consumidores americanos tenderão a gastar com mais cautela no médio prazo.
Leia mais sobre nível de confiança
Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter