Mundo

Comissão Europeia quer operação de resgate no Mediterrâneo

A Comissão Europeia vai propor aos 28 países da União Europeia (UE) a organização de uma grande operação de segurança e resgate no Mediterrâneo

A comissária europeia para Assuntos Internos, Cecilia Malmstrom: ação ocorre após mais de 200 imigrantes morreram na semana passada em um naufrágio em Lampedusa, na Itália (Philippe Desmazes/AFP)

A comissária europeia para Assuntos Internos, Cecilia Malmstrom: ação ocorre após mais de 200 imigrantes morreram na semana passada em um naufrágio em Lampedusa, na Itália (Philippe Desmazes/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2013 às 09h22.

Luxemburgo - A Comissão Europeia vai propor aos 28 países da União Europeia (UE) a organização de uma grande operação de segurança e resgate no Mediterrâneo, depois que mais de 200 imigrantes morreram na semana passada em um naufrágio em Lampedusa (Itália).

"Proporei aos Estados membros organizar uma grande operação de segurança e resgate no Mediterrâneo, do Chipre até a Espanha", declarou a comissária europeia para Assuntos Internos, Cecilia Malmstrom, antes de uma reunião em Luxemburgo dos ministros do Interior da UE.

"Pedirei o apoio e os recursos necessários para salvar mais vidas", disse, antes de explicar que a operação seria comandada pela Frontex, a agência europeia de coordenação e administração das fronteiras externas daUE.

Como consequência da crise econômica, a Frontex tem este ano um orçamento de 85 milhões de euros, contra 90 milhões em 2012 e 118 milhões em 2011.

Malmstrom e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, visitarão Lampedusa na quarta-feira.

Mergulhadores italianos recuperaram até segunda-feira 232 corpos do naufrágio de um barco de imigrantes em Lampedusa, mas as autoridades temem um balanço final de 300 a 360 mortos.

Acompanhe tudo sobre:EuropaItáliaNaufrágiosPaíses ricosPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Justiça da Bolívia retira Evo Morales da chefia do partido governista após quase 3 décadas

Aerolineas Argentinas fecha acordo com sindicatos após meses de conflito

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA