Mundo

Super-ciclone força evacuação de mais de 2 milhões de pessoas na Ásia

Em meio à pandemia de coronavírus, Bangladesh planeja evacuar 2,2 milhões de pessoas antes da chegada do ciclone Amphon, com ventos de mais de 200 km/h

Desastres naturais: Ciclone Amphon deve chegar à terra na quarta-feira (NASA Worldview/Reprodução)

Desastres naturais: Ciclone Amphon deve chegar à terra na quarta-feira (NASA Worldview/Reprodução)

A

AFP

Publicado em 19 de maio de 2020 às 14h34.

Última atualização em 19 de maio de 2020 às 14h54.

Milhões de pessoas foram ou serão evacuadas nesta terça-feira (19) antes da chegada de um ciclone na Índia e Bangladesh, em operações complicadas pelas medidas restritivas contra a pandemia de coronavírus.

Ambos os países estão sob medidas de confinamento em graus variados para impedir a propagação do vírus, em um contexto de contaminação persistente.

Nesta terça-feira, o ciclone Amphon ainda estava centenas de quilômetros da Baía de Bengala, com ventos sustentados de 235 km/h e rajadas de até 255 km/h.

O ciclone deve chegar à terra na quarta-feira à tarde.

Na Índia, o diretor-geral do escritório de meteorologia, Mrutyunjay Mohapatra, disse à imprensa local que Amphon pode se tornar o ciclone mais poderoso desde que um super ciclone em 1999 matou 10.000 pessoas no estado de Odisha.

As autoridades de Bangladesh planejam evacuar 2,2 milhões de pessoas, temendo que o ciclone Amphan seja mais devastador do que o Sidr em 2007, quando 3.500 pessoas morreram, muitas delas devido à subida das águas em territórios baixos acima do nível do mar.

Um responsável do ministério de Desastres, Enamur Rahman, assegurou que o número de abrigos dobrou para respeitar as medidas de distanciamento social e que todos possam usar máscaras.

"Estamos preparando quartos separados e isolados nos abrigos para pacientes que podem estar contaminados", disse à AFP.

No entanto, o Catholic Relief Services (CRS) indica que os moradores das zonas costeiras enfrentam o "dilema impossível" de lidar com o ciclone permanecendo no local ou correndo o risco de serem contaminados em um abrigo.

Acompanhe tudo sobre:BangladeshDesastres naturaisÍndia

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia