Mundo

Colômbia quer solução para Cuba na Cúpula das Américas

Para chanceler colombiana é preciso se observar o tema da entrada do país comunista no órgão

As Cúpulas das Américas começaram em 1994 em Miami (Flórida, sudeste dos Estados Unidos) e Cuba nunca foi convidada (©AFP / Adalberto Roque)

As Cúpulas das Américas começaram em 1994 em Miami (Flórida, sudeste dos Estados Unidos) e Cuba nunca foi convidada (©AFP / Adalberto Roque)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2012 às 13h33.

Bogotá - A participação de Cuba na Cúpula das Américas deve ser resolvida no próximo encontro de Cartagena (norte da Colômbia) em abril, afirmou a chanceler colombiana, María Ángela Holguín, em uma posição similar à de países como Brasil, Argentina e Venezuela.

"Acredito que, ou se fala de Cuba e se observa como pode ser a entrada e que medidas Cuba deve adotar para entrar, e que atitude os Estados Unidos vão tomar, ou acredito que ninguém mais voltará a uma Cúpula", disse a ministra das Relações Exteriores em declarações a agências internacionais.

Holguín lembrou que os governos da Argentina e do Brasil fizeram uma declaração conjunta em 13 de março para que a VI Cúpula das Américas de Cartagena (14 e 15 de abril) seja a última sem Cuba.

Venezuela e Equador já fizeram pedidos no mesmo sentido. À exceção do equatoriano Rafael Correa, todos os presidentes do continente confirmaram presença em Cartagena.

As Cúpulas das Américas começaram em 1994 em Miami (Flórida, sudeste dos Estados Unidos) e Cuba nunca foi convidada.

A ilha foi suspensa da Organização de Estados Americanos (OEA) em 1962. A medida foi anulada em 2009, mas Cuba não tramitou o retorno ao organismo, o que obrigaria o país a assinar a Carta Democrática da OEA.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaCuba

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil