Mundo

Colômbia ordena evacuações no Pacífico por alerta de tsunami após terremoto na Rússia

As autoridades pediram à população desses dois departamentos que se dirijam a "lugares altos e distantes da costa"

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 30 de julho de 2025 às 07h40.

A Colômbia ordenou evacuar praias e zonas costeiras do Oceano Pacífico nesta quarta-feira, 30, devido ao alerta de tsunami após o terremoto de magnitude 8,8 perto da costa leste da Rússia, informou a autoridade de gestão de riscos.

O potente sismo sacudiu na terça-feira a costa russa da península de Kamchatka, onde várias pessoas ficaram feridas, e provocou alertas de tsunami em ambos os lados do Pacífico, incluindo Equador, Havaí e Japão.

Na Colômbia, "são esperadas correntes fortes e ondas de tsunami na costa Pacífica", afirmou na madrugada desta quarta-feira a Unidade Nacional para a Gestão do Risco de Desastres (UNGRD), que ordenou "a evacuação preventiva das praias e zonas de maré baixa" nos departamentos de Nariño (sudoeste) e Chocó (noroeste).

Medidas e Evacuação na Colômbia

As autoridades pediram à população desses dois departamentos que se dirijam a "lugares altos e distantes da costa".

Os departamentos de Cauca e Valle del Cauca (sudoeste) permanecem em estado de "advertência", segundo a entidade.

Todas as regiões da Colômbia com acesso ao Oceano Pacífico terão "restrição" no tráfego marítimo, disse a UNGRD, que espera que as primeiras ondas de tsunami cheguem por volta das 10h03 locais (12h03 no horário de Brasília) à ilha de Malpelo (sudoeste), a cerca de 500 quilômetros da costa colombiana.

Impactos do Tsunami e Medidas Regionais

Vários tsunamis atingiram partes do Extremo Oriente russo e do norte do Japão, onde cerca de dois milhões de pessoas foram evacuadas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) afirmou que o terremoto de magnitude 8,8 é um dos 10 mais potentes registrados.

O fenômeno natural acionou alertas para ondas de até três metros de altura em costas do Pacífico, segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico dos Estados Unidos.

Na noite de terça-feira, o Equador ordenou a evacuação preventiva de praias, portos e zonas baixas nas turísticas ilhas Galápagos, a 1.000 km do continente.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaTsunamiTerremotosRússiaEstados Unidos (EUA)Japão

Mais de Mundo

EUA suspendem restrições ao espaço aéreo do Caribe

Choque e medo marcam bairro atingido por bombardeio dos EUA na Venezuela

Vice de Maduro pagará 'preço muito alto' se não cooperar, diz Trump

Seguranças de Maduro foram mortos em ataque dos EUA, diz exército da Venezuela