Mundo

China pede que Coreia do Norte leve a sério fim de teste nuclear

O embaixador chinês disse que as partes relevantes devem retomar as negociações "de preferência em breve e não mais tarde"

Coreia do Norte: a China e a Rússia propuseram a suspensão dos testes nucleares e com mísseis balísticos da Coreia do Norte (Han Jong-Chan/Reuters)

Coreia do Norte: a China e a Rússia propuseram a suspensão dos testes nucleares e com mísseis balísticos da Coreia do Norte (Han Jong-Chan/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 11 de setembro de 2017 às 21h20.

Última atualização em 11 de setembro de 2017 às 21h21.

Nações Unidas - O embaixador da China na Organização das Nações Unidas (ONU), Liu Jieyi, pediu à Coreia do Norte que "leve a sério as expectativas e a vontade da comunidade internacional" de suspender seu desenvolvimento nuclear e de mísseis balísticos, e pediu para que todas as partes envolvidas mantenham "a cabeça fria" e não elevem as tensões.

Liu disse que as partes relevantes devem retomar as negociações "de preferência em breve e não mais tarde". Para iniciar as conversas, a China e a Rússia propuseram a suspensão dos testes nucleares e com mísseis balísticos da Coreia do Norte, assim como dos exercícios militares da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.

"Achamos que é um grande erro subestimar essa iniciativa da Rússia e da China. Ela segue sobre a mesa do Conselho de Segurança e vamos insistir que seja considerada", disse o embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia, ao Conselho.

A embaixadora dos EUA no colegiado, Nikki Haley, classificou a proposta como ofensiva.

Acompanhe tudo sobre:ChinaConselho de Segurança da ONUCoreia do NorteRússiaTestes nucleares

Mais de Mundo

Parentes de reféns do Hamas em Gaza foram presos durante discurso de Netanyahu no Congresso dos EUA

Candidato opositor venezuelano lamenta decisão do TSE de suspender missão à Venezuela

Diretor do FBI questiona se Trump foi atingido por bala ou estilhaço

Eleições nos EUA: Trump está à frente de Kamala em 4 estados decisivos, diz pesquisa

Mais na Exame