Mundo

China impõe tarifas sobre produtos agrícolas dos EUA a partir desta segunda-feira

As tarifas de até 15% incidem sobre uma variedade de commodities, incluindo carne e grãos

Carolina Ingizza
Carolina Ingizza

Redatora na Exame

Publicado em 10 de março de 2025 às 09h04.

A China começou a aplicar tarifas de até 15% sobre produtos agrícolas dos Estados Unidos, nesta segunda-feira, 10, ampliando a disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo. Itens como soja, carne bovina, frango, trigo e milho foram afetados.

A medida responde ao aumento recente das tarifas americanas sobre produtos chineses, anunciado pelo governo de Donald Trump para proteger a indústria local. Pequim também suspendeu importações de soja de três empresas americanas e interrompeu compras de madeira dos EUA.

O governo chinês busca minimizar o impacto interno, escolhendo produtos que podem ser adquiridos de outros mercados. O país já enfrenta desafios como baixa inflação e crise imobiliária, com a inflação ao consumidor entrando em deflação pela primeira vez em 13 meses.

"Temos ampla margem de manobra fiscal para lidar com desafios econômicos", disse o ministro das Finanças da China durante o Congresso Nacional do Povo.

A administração Trump, por sua vez, lida com uma escalada tarifária, com as taxas médias sobre produtos chineses saltando de 3% para 39% desde 2017. Apesar da tensão, Trump afirmou recentemente que um novo acordo comercial com a China é possível.

Acompanhe tudo sobre:ChinaTarifasEstados Unidos (EUA)CommoditiesAo Ponto

Mais de Mundo

Quais eram os cinco livros favoritos do Papa Francisco

'Carta ao mundo': sobrinho do Papa Francisco faz um pedido àqueles que desejam honrar sua memória

Sabre de Napoleão será leiloado em Paris

Argentina se despede de Papa Francisco com milhares de pessoas na catedral de Buenos Aires