Mundo

China diz que disputa para diretor do FMI é indefinida

O chefe da diplomacia chinesa justificou que há vários candidatos além da favorita ao cargo, Christine Lagarde

Lagarde conversa com Yang Jiechi, em Pequim: ela viajou a China para promover sua candidatura, após passar pela Índia e Brasil
 (Liu Jin/AFP)

Lagarde conversa com Yang Jiechi, em Pequim: ela viajou a China para promover sua candidatura, após passar pela Índia e Brasil (Liu Jin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2011 às 09h32.

Pequim - O chefe da diplomacia chinesa, Yang Jiechi, afirmou nesta quarta-feira que a disputa pelo posto de diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) segue indefinida, ao término de uma reunião com a ministra francesa da Economia - e candidata favorita ao cargo -, Christine Lagarde.

"A competição está aberta. Há vários candidatos", limitou-se a dizer aos jornalistas o ministro das Relações Exteriores.

Lagarde, que conta com o apoio da Alemanha, Reino Unido e Itália, é considerada a favorita na disputa para suceder o compatriota Dominique Strauss-Kahn, que renunciou ao cargo após ser acusado de violência sexual contra uma camareira de hotel de Nova York.

A ministra francesa enfrenta dois rivais: o diretor do Banco Central do México, Agustin Carstens, e o do Banco Central do Cazaquistão, Grigori Marchenko.

Lagarde viajou a Pequim para promover sua candidatura, após passar pela Índia e Brasil.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaChinaFMICompetição

Mais de Mundo

Partido de Honduras rejeita eleições e acusa interferência dos EUA

'Decepcionado', diz Trump sobre Zelensky por demora em analisar plano de paz

Venezuela reconhece morte de Alfredo Díaz, preso após eleições de 2024

'Tarifaço' da França? Macron alerta China sobre superávit com UE