Mundo

China conclui obra do maior trem-bala do mundo

Ferrovia fará trajeto Pequim-Xangai em quatro horas

Trem de alta velocidade: China tem maior rede de alta velocidade do mundo (EXAME.com)

Trem de alta velocidade: China tem maior rede de alta velocidade do mundo (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2010 às 21h29.

Pequim -  China finalizou nesta segunda-feira a construção da ferrovia de alta velocidade mais longa do mundo, que reduzirá em até quatro horas a duração do trajeto Pequim-Xangai, de 1.318 quilômetros, que atualmente é percorrido em dez horas.

Segundo informou a agência oficial de notícias "Xinhua", a cerimônia de encerramento das obras foi realizada nesta segunda-feira na cidade de Bengbu, mas o trem não começará a circular até 2011 e chegará a seu máximo rendimento em 2012. O trem bala chinês alcançará uma velocidade máxima de 380 km/h, informaram os responsáveis pelo projeto.

A construção da ferrovia foi iniciada em abril de 2008 com um orçamento de US$ 33,3 bilhões e se beneficiou do pacote de resgate de US$ 600 bilhões lançado em novembro por Pequim para atenuar a crise financeira global. O trajeto dos novos trens unirá a capital chinesa, Pequim, com seu principal centro financeiro, Xangai, e também duas das áreas industriais mais importantes do país, a baía de Bohai, no nordeste, com o delta do Yang Tsé, no leste chinês.

A China inaugurou em 2008 sua primeira ferrovia de alta velocidade, que une Pequim, a então sede olímpica, com a vizinha Tianjin, e desde então criou outros trajetos: o de Wuhan-Guangzhou (Cantão), que une o centro e o sul da China, e o de Xangai-Nanjing, no leste.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaFerroviasSetor de transporteTransporte públicoTransportesTrem-balaTrens

Mais de Mundo

Juiz boliviano ordena prisão de Evo Morales por suposto tráfico de menor

Argentina de Milei registra queda histórica no número de homicídios, com menor taxa em 25 anos

Posse de Trump terá mudança de local por causa do frio em Washington