Mundo

Chefe da ONU diz que é essencial evitar escalada de tensões no Irã

Na quinta-feira, um míssil iraniano destruiu um drone de vigilância dos EUA, em um incidente que aconteceu no espaço aéreo internacional

Drone norte-americano (Air Force/Bobbi Zapka/Handout/Files/Reuters)

Drone norte-americano (Air Force/Bobbi Zapka/Handout/Files/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 23 de junho de 2019 às 17h49.

Lisboa - O chefe da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, alertou neste domingo que é essencial evitar "qualquer forma de escalada" das tensões no Golfo, em meio a temores de um conflito após a derrubada de um drone norte-americano pelo Irã na semana passada.

"O mundo não pode permitir um grande confronto no Golfo", disse Guterres, nos bastidores da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, em Lisboa. "Todos devem manter nervos de aço."

Na quinta-feira, um míssil iraniano destruiu um drone de vigilância dos EUA, em um incidente que o governo norte-americano disse que aconteceu no espaço aéreo internacional.

Trump disse mais tarde que ordenou o cancelamento de um ataque militar em retaliação pela ação que poderia ter resultado em 150 mortes.

Teerã repetiu no sábado que o drone foi abatido sobre seu território e disse que responderia com firmeza a qualquer ameaça dos EUA.

Os comentários de Guterres vêm um dia depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter dito que imporá novas sanções ao Irã. "É absolutamente essencial evitar qualquer forma de escalada", acrescentou Guterres.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Irã - PaísONU

Mais de Mundo

Apagão cibernético: Governos descartam suspeitas de ataques hacker e mantêm contatos com Microsoft

Apagão cibernético já gerou cancelamento de quase 1.400 mil voos pelo mundo; veja situação por país

António Guterres se diz "decepcionado" após Parlamento de Israel votar contra Estado palestino

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Mais na Exame