Mundo

Chávez morre no mesmo dia que Joseph Stálin

Presidente venezuelano morre no dia do aniversário de 60 anos da morte do déspota russo Joseph Stálin


	Simpatizante visita o túmulo de Stalin, em Moscou: Stálin e Chávez morrem em 5 de março, ambos deixando rastros de amor e ódio
 (Kirill Kudryavtsev/AFP)

Simpatizante visita o túmulo de Stalin, em Moscou: Stálin e Chávez morrem em 5 de março, ambos deixando rastros de amor e ódio (Kirill Kudryavtsev/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2013 às 22h02.

São Paulo - A morte do presidente venezuelano Hugo Chávez acontece exatamente 60 anos depois da morte do ditador Joseph Vissarionovich Stálin, que morreu oficialmente também em um 5 de março, mas em 1953, aos 74 anos.

Chávez foi um dos políticos mais controvertidos da América Latina e enfrentava um câncer desde 2011. Em dezembro, ele passou pela quarta intervenção cirúrgica, realizada em Cuba e até então ainda estava se dedicando a assuntos do governo.

Stálin comandou a União Soviética de 1922 até sua morte em 1953. Apesar de  Stálin ter sido  um tirano que matou milhões de pessoas, ainda hoje ele tem seguidores entre aqueles que o veem como um herói que levou a URSS à vitória na Segunda Guerra Mundial e a transformou em uma superpotência.

Tal como Stálin, Chávez também morre deixando rastros de amor e ódio. Na tentativa de fazer uma revolução socialista que mudasse a Venezuela para sempre, Hugo Chávez deixa um país dividido entre os ideais de seu socialismo bolivariano e uma oposição que levanta a bandeira de liberdades democráticas.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosAmérica LatinaMortesVenezuelaHugo Chávez

Mais de Mundo

Tempestade de neve severa faz estados decretarem estado de emergência nos EUA

Irã promete se defender, mas espera solução diplomática com EUA

Chefe do cartel mais procurado do México foi morto em operação, diz governo

Trump quer saber por que Irã não se rendeu, diz enviado dos EUA