Mundo

Chávez interrompe transmissão de ato de Henrique Capriles

A mensagem que foi transmitida em cadeia pelas estações públicas e privadas foi ao ar no momento em que o canal privado Globovisión transmitia um discurso de Capriles


	Hugo Chávez se dirigiu à população para falar sobre o início do ano letivo no país
 (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Hugo Chávez se dirigiu à população para falar sobre o início do ano letivo no país (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2012 às 20h57.

Caracas - Uma rede obrigatória de rádio e televisão do presidente venezuelano e candidato à reeleição, Hugo Chávez, interrompeu nesta segunda-feira a transmissão de um ato de campanha de seu rival, o líder opositor Henrique Capriles, faltando 20 dias para a realização do pleito.

A mensagem que foi transmitida em cadeia pelas estações públicas e privadas foi ao ar no momento em que o canal privado Globovisión transmitia um discurso de Capriles, durante um encontro de correligionários em Caracas.

Chávez se dirigiu à população para falar sobre o início do ano letivo no país. Capriles, cujo discurso seguiu sendo transmitido via internet pela Globovisión, demonstrou sua irritação através do Twitter: ''O abuso de poder em plena campanha expressado em cadeia também iremos derrotar em 7O (7 de outubro, dia das eleições)'', tuitou o líder de oposição.

No dia 15 de agosto, a ONG Espaço Público lançou campanha pedindo a suspensão das redes obrigatórias de Chávez durante a campanha, por considerar que vão contra o princípio de igualdade de acesso aos meios de comunicação.

A presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena, afirmou que a entidade não tem competência para regular as transmissões, por esta ser uma ''matéria distinta à campanha eleitoral'' e que as mensagens de Chávez são utilizadas para a divulgação das ações de Governo.

Chávez e Capriles são os dois principais nomes entre os sete candidatos que concorrem nas eleições presidenciais, que vão eleger o chefe do Governo para o período compreendido entre 2013 e 2019.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Ataque de Israel ao sul do Líbano deixa um militar morto e 18 feridos

Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global