Mundo

Chávez confirma participação na cúpula do Mercosul

O líder afirmou que o Mercosul foi o ''centro das conversas'' de um encontro que contou, além de Patriota, com a presença do chanceler venezuelano, Nicolás Maduro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2012 às 21h03.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou nesta quinta-feira que participará da cúpula presidencial do Mercosul, marcada para o dia 7 de dezembro, em Brasília, e disse que seu país está acelerando o passo para poder atuar com todo seu potencial no bloco.

''O chanceler (Antônio) Patriota me trouxe o convite para participar da cúpula em Brasília. Com a ajuda de Deus estaremos lá, será a cúpula de presidentes e presidentas do Mercosul'', disse Chávez na sede do governo.

O líder afirmou que o Mercosul foi o ''centro das conversas'' de um encontro que contou, além de Patriota, com a presença do chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, e do ministro da Indústria do Brasil, Alessandro Teixeira.

''Estamos empenhados para que em 7 de dezembro tenhamos já o acordo sobre a Tarifa Externa Comum'', acrescentou Chávez, que em 7 de outubro conseguiu sua terceira reeleição consecutiva para presidente da Venezuela.

O país se integrou como membro pleno do Mercosul em 31 de julho após o Paraguai ser suspenso do bloco após a destituição de Fernando Lugo.

''Tenho certeza que dentro de poucos meses, tomara que seja assim, ocorrerá o reingresso da república irmã do Paraguai, quando retornar a democracia ao Paraguai'', afirmou Chávez em referência as eleições gerais paraguaias de abril de 2013.

Acompanhe tudo sobre:Hugo ChávezMercosulPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia