Mundo

Chávez ameaça nacionalizar companhia telefônica

Presidente da Venezuela afirma que fará a nacionalização se a empresa não pagar as pensões que deve aos trabalhadores aposentados

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaça nacionalizar a maior empresa de telecomunicações do país, a Companhia Anônima Telefones da Venezuela (CANTV), se não forem pagas as pensões que a empresa deve aos seus funcionários aposentados.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, Chávez conferiu aos executivos da CANTV um prazo "prudente" para regularizar a situação, mas não informou qual o limite de tempo concedido.

A americana Verizon Communications, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, é detentora de 28,5% da CANTV. Procurado pelo The Wall Street Journal, o porta-voz da companhia, Peter Thonis, não quis comentar o assunto.

Em junho, a Suprema Corte de Justiça da Venezuela decidiu em favor de mais de 3.400 trabalhadores aposentados, determinando o pagamento das pensões acrescidas de correção monetária, além dos reajustes concedidos ao salário mínimo desde 1999. A CANTV contestou o valor e agora aguarda um estudo das autoridades venezuelanas para determinar em quanto poderá solicitar a revisão dos pagamentos aos aposentados.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Trump diz que quer ser 'presidente de todos' e detalha tiro que levou em 1º discurso após atentado

Trump fará 1º comício após ataque neste sábado, em condado decisivo para a eleição

Eleições nos EUA: Trump discursa na Convenção Republicana nesta quinta; assista ao vivo

Eleições nos EUA: Quem são e o que pensam os eleitores republicanos?

Mais na Exame